Fichamento 8
Saúde bucal materno-infantil: um estudo de representações sociais com gestantes
Mirelle Finkler; Denise Maria Biliar Oleiniski; Flávia Regina Souza Ramos
Sabe-se que a assistência odontológica tem contribuído muito pouco para a melhoria das condições de saúde bucal das populações. A prática odontológica iatrogênico-mutiladora, dentistocêntrica, biologicista, individualista, centrada na técnica e pouco resolutiva, vigora desde sua origem. Buscar a reversão desse modelo em favor da atenção integral à saúde, levando-se em consideração as necessidades da comunidade assistida de acordo com o seu perfil sócio-epidemiológico, deve ser o propósito de políticas públicas e da ação de profissionais do setor saúde.
Considerando-se os aspectos éticos que envolvem as pesquisas com seres humanos, o projeto da presente pesquisa foi avaliado e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UFSC, sendo que a concordância das gestantes em participar da pesquisa e a permissão para a sua realização nas instituições selecionadas foram obtidas através de Termos de Consentimento Livre Esclarecido. Existe uma crença muito forte, constatada também por diversos outros estudos e autores que contra-indica o tratamento odontológico durante a gestação. Esta crença compreende o tratamento odontológico durante a gestação como sendo um risco importante à saúde e até mesmo à vida do feto em desenvolvimento.
Os profissionais que mantêm um contato mais freqüente com as gestantes parecem não estar conscientes da importância da atenção odontológica no pré-natal4 e por isso deixam de contribuir, através de orientações e encaminhamentos, para com a saúde das mulheres e de seus filhos em desenvolvimento.
Todas as gestantes acreditavam que poderiam contribuir ativamente para a saúde bucal de seus filhos, sentindo-se verdadeiramente responsáveis por ela. O papel de mãe enquanto promotora de saúde, pareceu querer ser assumido com satisfação23 pelas entrevistadas. Elas demonstraram estar dispostas a fazer todo o necessário para que seus filhos sejam saudáveis, o que inclui o As gestantes possuem uma motivação, em potencial, para cuidar da própria saúde bucal pensando nos filhos e para buscar informações sobre os cuidados que deverão ser tomados com a saúde bucal dos bebês. Faz-se necessário, então, colocar as gestantes em contato com a Odontologia durante o período pré-natal, para que recebam toda a orientação profissional necessária e para que sejam encaminhadas ao tratamento preventivo-reabilitador, pois mulheres saudáveis e que saibam se cuidar efetivamente promoverão a saúde de seus filhos.
As gestantes possuem uma motivação, em potencial, para cuidar da própria saúde bucal pensando nos filhos e para buscar informações sobre os cuidados que deverão ser tomados com a saúde bucal dos bebês. Faz-se necessário, então, colocar as gestantes em contato com a Odontologia durante o período pré-natal, para que recebam toda a orientação profissional necessária e para que sejam encaminhadas ao tratamento preventivo-reabilitador, pois mulheres saudáveis e que saibam se cuidar efetivamente promoverão a saúde de seus filhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário